Esta é uma dissertaçao argumentativa feita pela aluna Carolina Maria da Costa Velho Mendes, onde ela aborda o assunto: cultura norte americana, pois a cultura americana esta cada dia mais presente em nosso cotidiano, mesmo sem percebermos. É um texto muito interessante vale a pena conferir.
Cadê a minha cultura?
Eu me questiono a cada instante, por que o “American Way of Life” na minha vida? Esta idéia de “Brasileiro Americanizado”, acaba tomando conta do nosso país interferindo no cotidiano de muitos brasileiros. Além de representar uma séria ameaça a nossa cultura e a cultura de muitos povos do mundo.
Ao instalar suas empresas, ou indústrias em outros países, os Estados Unidos sem perceber, acaba causando uma série de mudanças. As pessoas que moram no campo, são praticamente obrigadas a virem para cidade, para trabalharem nas empresas norte-americanas; A coca-cola passa a ser mais consumida do que a própria água; o Mcdonald’s se torna a cada dia a lanchonete mais popular, e visitada em diversos países do mundo. Tênis de marcas americanas são os mais vendidos no mundo inteiro. Nas 100 maiores empresas do mundo 24 são norte-americanas. Estas são apenas algumas das coisas que os Estados Unidos está causando só em instalar empresas e indústrias em outros países do mundo.
Através de rádios, televisão e até mesmo na escola, os Estados Unidos estão na lista dos conteúdos, palavras e musicas mais visto escutado por toda parte. Isto faz com que de certa forma, os Estados Unidos, transmita sua cultura para vários países. Trazendo para si, lucro, fama e diversidade populacional.
A língua oficial americana, o inglês, é a língua universal. E o dólar, a moeda oficial norte-americana, é a mais utilizada no mundo todo. Este passa a ser um mais um dos grandes passos dados pelos Estados Unidos, o que acaba influindo mais ainda na cultura de outros povos e países do mundo.
Não se pode deixar de reconhecer que, é muito importante aprender a falar outras línguas, conhecer outros lugares, aprender e ver coisas novas e diferentes. O que de certa forma, ajuda o ser humano a se tornar mais culto e inteligente em seu meio.
Porém, de certa forma, isso está fazendo com que esqueçamos a nossa língua para falar o “inglês”, como se isso fosse muito mais importante para o homem do que saber escrever e falar corretamente a sua própria língua. Muitas vezes, não sabemos nem onde fica, e nem o que são os pontos mais bonitos e atrativos do nosso país. Mas as “belezas e pontos mais populares norte-americanos” este, com certeza, já ouvimos falar e até mesmo sabemos onde fica. Acabamos trocando o nosso bom e velho arroz com feijão, que é a comida tradicional Brasileira, por uma refeição do Mcdonald’s. Não abastecemos mais tanto em postos de gasolina de origem brasileira, e abastecemos no Texaco, que na verdade é um posto de origem norte-americano instalado em muitos países do mundo. Ouvimos o famoso ROCK por toda parte, e deixamos pouco a pouco de ouvir o nosso glorioso samba e o nosso pagode.
Nessas condições, posso afirmar que o “American Way Of Life” está ficando entranhado em mente e dominando a nossa vida de uma maneira ou de outra. E o pior de tudo isso, é que sabemos, estão muito cientes disso. Mas continuamos a seguir essas circunstâncias.
Entretanto, depende de cada um de nós saber as atitudes que deve tomar. Deve saber, que a sua cultura é importante, e que deve ser levado em conta, de que cada um deve idolatrar a cultura do seu país, e que não precisa de nenhuma cultura de outro país, para ser mais feliz, e muito menos para melhorar a situação do lugar onde vive.
Portanto, concluo dizendo, que farei a minha parte, para melhorar o meu país. E darei a minha palavra sincera de que valorizarei cada vez mais a minha cultura. E que mostrarei para muitos norte-americanos que a minha cultura é sim, importante. E que eu não preciso ser uma “Brasileira americanizada” para o meu país se tornar melhor, ou para que o mundo melhore, e eu seja mais feliz. Tenho certeza de que não é seguindo o exemplo norte-americano que o mundo ficará melhor e que eu serei mais digna de ser um ser humano culto e inteligente. Pois já foi inventado livros, rádio, televisão, internet e aulas de geografia para que nos mantemos atualizados da realidade. Não precisamos ter essa idéia de Brasileiro Americanizado em nós, para que sejamos dignos e tratados com igualdade.


Um comentário:
Amei!
Postar um comentário